quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Baú da Memória: introdução aos estudos da história local





Referência Bibliográfica em caso de utilizar este texto:
FRANCO, Aléxia Pádua. Iniciando os estudos sobre a história de Uberlândia: em busca de fontes históricas. Eseba/UFU, Uberlândia, 2009.


Iniciando os estudos sobre a história de Uberlândia: em busca de fontes históricas

Ao conversarmos sobre o conteúdo de História a ser estudado na 4ª série, combinamos que vamos transformar nosso caderno em um livro sobre a História de Uberlândia.
Para isto, a partir de agora, teremos que nos transformar em PEQUENOS HISTORIADORES.
Como também já discutimos nas aulas anteriores, um historiador para escrever um livro de história, realiza o seu trabalho através dos seguintes passos:
1º) Escolhe o tema que deseja pesquisar para conhecer a história;
2º) Busca fontes históricas para pesquisar o tema escolhido;
3º) Analisa as fontes, compara uma com a outra e vai escrevendo a história.

Vamos, então, ao PRIMEIRO PASSO de nosso trabalho de historiador.
Qual o tema que vamos pesquisar durante a 4ª série para conhecer a história?


Agora, vamos começar o SEGUNDO PASSO do nosso trabalho que é a busca das fontes para realizar nossa pesquisa. Para isto, precisamos conhecer quais são as fontes que um historiador pode usar em suas pesquisas e o que ele faz com elas.
Uma primeira informação importante é que o historiador pode pesquisar fontes orais, escritas, iconográficas, materiais e arquitetônicas:
 Fontes Orais: reproduzem em CDs, MP3, DVDs ou anotações escritas as lembranças que uma pessoa conta sobre um acontecimento ou tempo passado;
 Fontes Escritas: são documentos escritos em papéis que registram um acontecimento passado;
 Fontes Iconográficas: são imagens sobre um acontecimento passado gravadas em fotos, DVDs, quadros, cartões;
 Fontes Materiais: são objetos usados no passado;
 Fontes arquitetônicas: são casas, monumentos e outras construções edificadas no passado;

Para entendermos melhor a importância destas fontes para o trabalho do historiador vamos pesquisar em dois livros didáticos.
Se você estiver com o livro ZAMBONI, Ernesta. História 3ª série. São Paulo: Atual, 2004, leia as página 14, 15, 16, 17, 18.
Se você estiver com o livro MARIN, Marilu F. História com Reflexão 4ª série. São Paulo: IBEP, 2001, leia as páginas 8, 9, 10, 15, 17, 18, 23.

Na leitura, procure respostas para as questões abaixo e escreva-as com suas próprias palavras:
1) Exemplos de fontes orais citadas no livro.
2) Exemplos de fontes escritas citadas no livro.
3) Exemplos de fontes iconográficas citadas no livro.
4) Exemplos de fontes materiais citadas no livro.
5) Exemplos de fontes arquitetônicas citadas no livro.
6) Por que estas fontes são importantes para o trabalho do historiador?

Após estarmos informados sobre quais as fontes pesquisadas por um historiador, vamos procurar, recolher, guardar, organizar fontes sobre a história de Uberlândia. No decorrer do ano, vamos comparar, analisar estas fontes e escrever o nosso livro.

Então, mãos a obra! Em sua casa, com seus familiares, vizinhos, amigos, na Internet, nos jornais da cidade, na Biblioteca, Arquivo e Museu Municipal, nas ruas e praças da cidade, procure e recolha fontes sobre o passado de Uberlândia. Fontes que registrem a memória de acontecimentos, lugares ou pessoas de antigamente. Fontes que contem um pouco sobre os assuntos que vamos estudar no decorrer do ano: assuntos relacionados com o que grifamos de amarelo na Proposta Curricular de História para o 4º ano ou outros assuntos que você descobrir e se interessar.

MAS ATENÇÃO! ESTAS FONTES DEVEM FALAR SOBRE A HISTÓRIA DE NOSSA CIDADE – UBERLÂNDIA!

Depois de escolher uma ou mais fontes, você deve realizar as seguintes atividades para apresentar para os colegas e para a professora no dia ____/____:

1º) Identifique bem a fonte escolhida, informando:
- Onde ou com quem a encontrou?
- Qual a época (ano) que ela registra?
- O que ela registra? O que podemos descobrir sobre o passado de Uberlândia através dela?

2º) Marque a fonte com seu nome e sua turma para no final do ano pegá-la de volta.

3º) Estude bem a fonte que você escolheu para contar, em sala de aula, o que ela registra sobre o passado de Uberlândia.

Em sala de aula, cada um vai apresentar a sua fonte e vamos guardá-la no BAÚ DA MEMÓRIA, para no decorrer do ano, podermos analisar e comparar as fontes sobre os temas que estivermos estudando e, assim, ir escrevendo o livro sobre a história de Uberlândia.

Ao final das apresentações, CADA ALUNO DEVERÁ PRODUZIR UM TEXTO SOBRE O QUE APRENDEU SOBRE A HISTÓRIA DE UBERLÂNDIA ATRAVÉS DAS FONTES QUE OS COLEGAS TROUXERAM. Portanto, preste bastante atenção nas explicações de cada colega, porque você precisará delas para elaborar um bonito texto.
Este texto deverá ter um título e ser escrito em folha separada com um cabeçalho contendo seu nome e série. Ele deverá ser entregue para a professora no dia ___/___.

Nenhum comentário:

Postar um comentário