terça-feira, 25 de agosto de 2009

Charge & Paródia nas aulas de História

Charge & Paródia nas aulas de História é um projeto em desenvolvimento na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, com alunos do ensino fundamental, sob a coordenação dos professores e professoras da Área de História.
Confira alguns exemplos do trabalho realizado com os alunos:


(Qual é coroa, presente? Se liga na história!)
A charge produzida pelos alunos Jonnathan e Marcelo critica a interpretação oficial da abolição da escravidão, segundo a qual a Princesa Isabel “presenteou” os escravos com a Lei Áurea. O escravo, representado no primeiro plano, questiona a Princesa e aponta para as diferentes formas de luta e resistência dos escravos no cativeiro.


A charge do aluno Pedro B. Alcântara satiriza a interpretação oficial da abolição da escravidão ao representar a Princesa Isabel dando um “tiro de misericórdia” na escravidão, sob o olhar espantado do médico que diz: __Mas ela estava tendo uma parada cardíaca !? Ao lado, a Monarquia dá seus últimos suspiros.


A charge, com humor cáustico, possibilita ao professor a introdução de uma discussão importante com seus alunos a respeito da historiografia que estimula o culto aos heróis. Na charge, ao lado de consagradas personagens da História oficial do Brasil como D. Pedro I, Princesa Isabel, Getúlio Vargas e Duque de Caxias aparecem heróis das histórias em quadrinhos como Batman e Superman, numa provocação explícita à História oficial, fundada no mito do herói e no personalismo.

Confira também o texto produzido pela professora Aléxia Pádua Franco para alunos do 4o ANO do II Ciclo , e o texto da professora Leide Alvarenga Turini para alunos do 8o ANO do III Ciclo. Acesse:http://www.4shared.com/account/file/130919798/f020a1bc/Projeto_Charge__Pardia.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário