domingo, 20 de junho de 2010

Trabalhando com linhas do tempo: a história de Uberlândia, Triângulo Mineiro, Minas Gerais na história do Brasil

Atividade elaborada pela Profa. Aléxia Pádua Franco, em 2009, para ser trabalhada com alunos do 5º ano do ensino fundamental, da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU)


Agora que já localizamos Uberlândia no espaço, vamos localizar a história de nosso município no tempo, ou seja, vamos conhecer a relação da história de Uberlândia com a história do Brasil – nosso país.

Para isto observe a linha do tempo da história do Brasil representada no su livro didático "História de Minas Gerais", editado pela Editora Formato, em Belo Horizonte, MG, e escrito por Helena Guimarães CAMPOS e Ricardo de Moura FARIA.
Esta linha do tempo divide a nossa história em 4 períodos, tendo como recorte a maneira como nosso país era governado. Há outras formas de construir a linha do tempo de nossa história, mas vamos nos basear nesta por ser uma das mais utilizadas nos livros didáticos.

Depois de observar bem a linha do tempo da história do Brasil, responda as questões abaixo com suas próprias palavras:

1) Converse com seus pais, amigos e conhecidos que já cursaram o ensino fundamental, professores da escola e descubra como era o Brasil em cada uma das fases de sua história . Depois, crie uma tabela comparando os vários períodos da história do Brasil em relação a: ano inicial e final, como era governado?, quais produtos eram mais produzidos? para que eram usados estes produtos (comércio ou subsistência)? que tipo de mão-de-obra era mais utilizada? onde as pessoas mais moravam - no campo ou na cidade?


2) Pense no ano que você nasceu. Você nasceu em que período da História do Brasil? Quais características desta fase você percebe em seu dia a dia?

3) Uberlândia começou a se formar, aproximadamente, em 1823, como um pequeno arraial que passou a ser conhecido como Arraial de Nossa Senhora do Carmo de São Sebastião da Barra de São Pedro de Uberabinha, e foi emancipada e transformada em município em 1888. A partir destas informações, responda: em que período da história do Brasil, nossa cidade começou a se formar? Explique a sua resposta.

4) O estado de Minas Gerais, onde Uberlândia está localizada, começou a se formar no final do século XVII, a partir de 1693, quando os portugueses começaram a explorar ouro e pedras preciosas em nossas terras. A partir desta informação, responda: em que período da história do Brasil, nosso estado começou a se formar? Explique a sua resposta.

5) A região do Triângulo Mineiro, onde Uberlândia está localizada, começou a se formar no século XVIII, a partir de 1740, quando os portugueses começaram a procurar ouro e pedras preciosas em outras regiões do Brasil. A partir desta informação, responda: em que período da história do Brasil, a região do Triângulo Mineiro começou a se formar? Explique a sua resposta.

6) Agora, com base nas informações acima, desenhe uma linha do tempo marcando o início de cada período da história do Brasil e o ano aproximado em que nossa cidade começou a se formar, o ano em que ela foi fundada oficialmente, o ano aproximado em que a região do Triângulo Mineiro e o estado de Minas Gerais começaram a se formar

7) Observe a linha do tempo que você desenhou e responda:
• Uberlândia começou a se formar quanto tempo depois do início da formação de Minas Gerais?
• Uberlândia começou a se formar quanto tempo depois do início da formação do Triângulo Mineiro?
. Uberlândia foi fundada oficialmente, ou seja, foi municipalizada quantos anos depois que ela começou a se formar como arraial?

8) Será que Uberlândia é a cidade mais antiga do Brasil ou há cidades brasileiras mais antigas do que a nossa? Faça uma pesquisa em livro, internet e responda esta questão, explicando sua resposta (nome das cidades que encontrou, quando cada uma foi fundada, onde cada uma se localiza).

9) Será que Uberlândia é a cidade mais antiga de Minas Gerais ou há cidades mineiras mais antigas do que a nossa? Faça uma pesquisa em livro, internet e responda esta questão, explicando sua resposta (nome das cidades que encontrou, quando cada uma foi fundada, onde cada uma se localiza).

10) Será que Uberlândia é a cidade mais antiga do Triângulo Mineiro ou há cidades triangulinas mais antigas do que a nossa? Faça uma pesquisa em livro, internet e responda esta questão, explicando sua resposta. (nome das cidades que encontrou, quando cada uma foi fundada, onde cada uma se localiza).

11) Será que Uberlândia é a cidade mais nova do Brasil ou há cidades brasileiras mais novas do que a nossa? Faça uma pesquisa em livro, internet e responda esta questão, explicando sua resposta (nome das cidades que encontrou, quando cada uma foi fundada, onde cada uma se localiza).

12) Agora, com base nas informações das questões 8, 9, 10 , desenhe uma linha do tempo marcando:
• o início de cada período da história do Brasil
• a data de formação de algumas cidades mais antigas do que Uberlândia no Brasil,
• a data de formação de algumas cidades mais antigas do que Uberlândia em Minas Gerais;
• a data de formação de algumas cidades mais antigas do que Uberlândia no Triângulo Mineiro;
• a data de formação de algumas cidades mais novas do que Uberlândia no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário