quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PROJETO POLITIZANDO 2011

O projeto Politizando fora pensando e desenvolvido pelo professor coordenador da área de história da ESEBA, Getúlio Ribeiro, juntamente com bolsistas da graduação do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia que atuavam na ESEBA. Em sua proposta inicial, que fora posta em prática pela primeira vez no terceiro trimestre do ano de 2010, o projeto visava atender aos alunos dos 8ºs e 9ºs anos do III ciclo do Ensino Fundamental.

No período em que o Brasil encontrava-se em meio a um processo eleitoral para eleger um Presidente da República, Senadores, Deputados Federal e Estadual, a equipe idealizadora do projeto Politizando, visando estabelecer uma conexão entre o tema da eleição que estava em voga com os conteúdos de História ministrados nos respectivos anos de ensino, elaborou a proposta, definindo como objetivos desta, a formação cidadã, politica e ética dos alunos envolvidos neste projeto, assim como também dar-lhes uma nova forma de representatividade no âmbito escolar, criando espaços efetivos para atuação destes. Assim sendo, o projeto Politizando rompia com o sistema anterior de representatividade discente, que constituía-se na eleição de um Representante e Vice representante de turma, e passou a compreender um grupo maior de alunos a fim de garantir maior eficácia estratégica ao trabalho por eles realizado.

Para o ano de 2011 a proposta do projeto Politizando abarcou todo o III ciclo do Ensino Fundamental, compreendendo os 7ºs, 8ºs e 9ºs, além de propor esta forma de representatividade discente ao EJA (Educação de Jovens e Adultos), com algumas alterações.
***
As atividades previstas pelo projeto Politizando dividiram-se em V fases, sendo estas assim compreendidas:

Fase I – Planejamento, orientações aos alunos e realização de inscrição de chapas para o processo eleitoral.
Tempo para execução = Março/Abril de 2011.
Fase II – Realização de processo eleitoral para a escolha das gestões que representação as turmas do III ciclo no ano de 2011 na ESEBA.
Tempo para execução = Abril/ Maio de 2011.
Fase III – Apuração dos votos, nomeação das chapas vencedoras, planejamento e elaboração do Plano de Gestão das chapas.
Tempo para execução = Maio/Junho de 2011.
Fase IV – Exercícios das gestões vencedoras, com reuniões mensais do conselho de Presidentes do III Ciclo.
Tempo para execução = Maio/Junho/Julho/Agosto/Setembro/Ourubro de 2011.
Fase V – Entrega dos relatórios finais das gestões de 2011 e avaliação final das atividades por parte dos profissionais envolvidos.
Tempo para execução = Novembro/Dezembro de 2011.
Encerramento das atividades do ano de 2011 = Novembro/Dezembro de 2011.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Os módulos de experiência em sala de aula tiveram inicio no dia 04/04/2011 e terminariam no dia 13/04/2011. Cada módulo contaria, para cada turma, com cinco encontros em sala de aula, nas aulas de Educação Física, Filosofia, História e Língua Portuguesa.

Realizadas as atividades dos módulos de experiência em sala de aula, que compreendiam desde a formação das chapas à elaboração das propostas, os candidatos a presidente de cada chapa preencheram o formulário de inscrição e o entregaram nos dias 14 e 15 de Abril de 2011 para que a equipe organizadora efetivasse a inscrição da chapa e atribuísse a ela o numeral 1 ou 2 de acordo com a ordem de chegada dos alunos.

No dia 18 de Abril de 2011, as chapas deveriam enviar suas propostas por e-mail para serem publicadas no blog do projeto Politizando(http://politizandoeseba.blogspot.com), o que foi feito até o dia 29 de abril de 2011.

As campanhas eleitorais foram realizadas do 19 de abril de 2011 até o dia 06 de maio de 2011.Os debates das chapas estudantis realizaram-se do dia 02 ao dia 06 de maio de 2011, para todo o III Ciclo da ESEBA: 7os anos A, B e C, 8os A, B e C, e 9os A, B e C.

As eleições ocorreram nos dias 27 e 28 de junho de 2011. A divulgação dos resultados e a cerimônia de posse das chapas eleitas ocorreram no dia 30 de junho de 2011.

CHAPAS VENCEDORAS:

7ª ano A – Chapa 2 - “Ox” - Igor oliveira carvalho

7º ano B – Chapa 1 - “Mundo Livre” - Carolina Nicomedes

7º ano C – Chapa 2 – “Chapa Estudantil Inovadora” - Cecilia souza silva

8º ano A – Chapa 1 – “Atitude em Foco” - Gisella carvalho

8º ano B – Chapa 2 – “PEV” - Isadora Miranda Souza

8º ano C – Chapa 1 – “PPF (Pronta para o futuro)” - Dara Santos Alves

9º ano A – Chapa 2- “Chapa Benfeitora” - Leonardo V. Ferreira Natali

9º ano B – Chapa 1- “Chapa da Liberdade” - Paula K. G. Montes

9º ano C – Chapa 1-“Partido Evoluir e Produzir” - Lorena s. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário