terça-feira, 15 de junho de 2010

Uberlândia: um município formado por migrante no presente e no passado

Texto produzido pela Profa. Aléxia Pádua Franco para alunos do 5º ano da Escola de Educação Básica da UFU, em abril de 2010.

Nas nossas pesquisas e debates para situar Uberlândia no Brasil e também para conhecer a localização dos municípios onde nós e nossos responsáveis nascemos e moramos, descobrimos que, apesar da maioria dos alunos e das alunas do 5º ano ter nascido em Uberlândia, seus responsáveis são, em grande parte, migrantes, ou seja, nasceram em outros municípios e se mudaram para Uberlândia para:

(espaço para os alunos registrarem síntese das pesquisas que fizeram sobre os motivos dos adultos com quem moram terem migrado para Uberlândia)

Descobrimos também que a maioria dos migrantes de Uberlândia veio de municípios e estados vizinhos de nossa cidade. Dos migrantes que nasceram em Minas Gerais, a maior parte deles vieram de municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Dos migrantes que nasceram em outros estados, a maioria veio de estados vizinhos a Minas Gerais, principalmente, Goiás e São Paulo.
O jornal Correio de Uberlândia publicou uma reportagem em 31/08/2005, que confirma a nossa descoberta: 52% das pessoas que moram em Uberlândia não nasceram aqui. Elas vieram de outras regiões de Minas Gerais e de vários outros estados brasileiros, principalmente São Paulo e Goiás – estados que fazem fronteira com a região do Triângulo Mineiro onde se situa Uberlândia.
Um artista de nossa cidade chamado Valtênio Spindola publicou uma charge neste mesmo jornal, em 14/05/2006, que também mostra a forte presença dos migrantes em Uberlândia:




Muitos dos migrantes que se mudaram para Uberlândia encontraram dificuldades. A cearense Maria de Fátima de Souza que se mudou de Fortaleza para Uberlândia há 25 anos, lembra, em entrevista publicada no Jornal Correio de Uberlândia de 28/05/2006, que quando aqui chegou ficou quase um ano sem conseguir emprego, com dois filhos pequenos. As pessoas estranhavam seu sotaque diferente e desconfiavam de uma pessoa que não conheciam as origens. O paraibano de Lagoa de Dentro, Vamberto Figueiredo, na mesma reportagem, lembra que demorou a fazer amigos, pois “os mineiros são desconfiados e não muito bons de conversa” .
Outros migrantes que tentam se mudar para Uberlândia nem conseguem. Muitos daqueles que chegaram e ainda chegam aqui sem dinheiro, sem estudo, desempregados e sem moradia são expulsos da cidade. Desde 1950, os governantes de Uberlândia adotam uma política de mandar embora as pessoas miseráveis que vêem de outras regiões para cá. Eles dão passagens de ônibus para estes migrantes irem embora para outras cidades. Isto é feito até hoje, através de um órgão da prefeitura chamado “Núcleo de Atendimento ao Migrante” que fica na Rodoviária. Um assistente social que trabalha na rodoviária de Goiânia denunciou, no Jornal "O Popular" de Goiânia, em 11/12/2008, que naquela cidade chegam, por dia, uma média de cinco pessoas expulsas de Uberlândia, por terem chegado à cidade sem perspectivas de emprego, moradia e sem mão-de-obra qualificada .

Enfim, ao entrevistarmos nossos responsáveis descobrimos sobre os migrantes que participam da história de nosso município no presente. E no passado, será de onde vieram os migrantes que começaram a formação de nossa cidade? Será por que eles se mudaram para cá? Será que dificuldades eles encontraram? O que será igual ao que descobrimos sobre os dias de hoje? O que será diferente? Será por que mudou ou ficou igual? Estas são questões que responderemos ao longo de nossos estudos em História, no 5º ano.


Roteiro de Atividades
1. Leia este texto com atenção, grife as palavras desconhecidas e faça o vocabulário no caderno.
2. Grife de vermelho, no texto 3, os parágrafos que explicam as dificuldades encontradas pelos migrantes que se mudaram para Uberlândia ou que tentaram se mudar para cá.
3. Entreviste uma pessoa de sua casa ou de sua vizinhança que é migrante em Uberlândia e descubra se quando ele/a se mudou para Uberlândia ele encontrou dificuldades e quais foram elas. Anote as suas descobertas no caderno.
4. Observe com atenção a charge de Valtênio Spindola e responda as questões abaixo, no caderno, com suas palavras:
a) O que tem no desenho criado por Valtênio que mostra as nossas descobertas sobre a população de Uberlândia?
b) Por que este desenho feito por Valtênio é chamado de charge? (para responder estas pergunte, pesquise no dicionário o significado da palavra charge e converse com seus responsáveis sobre este assunto. Depois crie uma resposta com as suas próprias palavras).

Um comentário: