quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Produções de alunos sobre fontes históricas I

A arte revelando o passado
(texto produzido em agosto de 2002, sob orientação das professoras Aléxia Pádua Franco - História, e Marileusa de Oliveira Reducino - Artes)

Luís Fernando, Jonnathan, Ewerton, Guilherme Dornelas, Patrick, Guilherme Augusto, Cinara, Camila, Agatha, Artur, Bárbara (alun@s da Eseba, em 2002)

A partir dos estudos que fizemos nas 5º séries, no ano de 2002, descobrimos que as fontes históricas servem para nos ajudar a pesquisar, revelar, relembrar o nosso passado, como era a cultura, a maneira de viver, o governo, as condições de trabalho e moradia de homens e mulheres que aqui habitaram e habitam.

Estudar o passado é importante para enriquecermos nosso conhecimento e percebermos as mudanças e as permanências do passado para o presente. Assim, podemos construir o nosso futuro com mais segurança e participação.

Para conseguirmos realizar estes estudos, necessitamos preservar as fontes escritas, orais, iconográficas , arquitetônicas e materiais, produzidas por pessoas de qualquer grupo social que ajudaram a fazer nossa história. Para tanto, é muito importante a existência de arquivos, museus, bibliotecas, centros de documentação que só sobreviverão se não nos preocuparmos apenas com a modernidade, mas também com nossos antepassados.

Se pensarmos apenas no progresso, vamos destruir grande parte da nossa história, e assim correremos o risco de ficarmos VAZIOS, DESINFORMADOS, ESQUECIDOS, PERDIDOS, INSEGUROS E CONFUSOS. Isso é, ficaremos como as telas que produzimos nas artes plásticas: cheios de imagens desconfiguradas, despedaçadas ,destruídas e retalhadas.

Por isso, devemos PRESERVAR nossa memória histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário